Naturalmente, muitas pessoas ouvem falar na Ilha da magia e a primeira imagem que vem à mente são as maravilhosas praias. Mas, o que fazer em Florianópolis para além das praias? Existe uma série de programas que vão muito além das praias, e o melhor: são excelentes de fazer mesmo quando o verão passar.
Se você está justamente procurando o que fazer em Florianópolis, continue a leitura. Listamos abaixo cinco sugestões que podem fazer parte da sua rotina, elas envolvem muita natureza, história e qualidade de vida.
1) Parque de Coqueiros e Parque da Luz
Do lado do Continente está o Parque de Coqueiros, um espaço de lazer voltado para a família toda. Lá tem uma pista de caminhada de 850 metros, parque para as crianças, campo de futebol suíço, quadras de futebol de areia, vôlei de praia e basquetebol, além de uma academia ao ar livre.
Do lado da Ilha está o Parque da Luz, todo reformado e com vista para a Ponte Hercílio Luz, e Pontes Colombo Salles e a Pedro Ivo Campos. Lá é possível encontrar campo de futebol, academia ao ar livre, mesas para jogos de dominó e cartas.
Ambos são opções perfeitas de janeiro a janeiro para passear, fazer um piquenique, se exercitar e aproveitar Florianópolis.
2) Santo Antônio de Lisboa
O que fazer em Florianópolis quando se quer conhecer a história? Santo Antônio de Lisboa pode ser uma ótima opção! Há casinhas pintadas com cores fortes, calçamento de pedra em grande parte das vias, lojas de artesanato e a paróquia que conserva os traços arquitetônicos do século XVIII.
Aos fins de semana o local costuma ser visitado por moradores de todas as partes da Grande Florianópolis, pois há bares e restaurantes com comidas açorianas de dar água na boca em meio à vista bela e aconchegante.
3) Projeto Tamar
Aqui temos mais uma dica especial sobre o que fazer em Florianópolis. É na Barra da Lagoa que está localizado o Projeto Tamar, que atua em proteção às tartarugas-marinhas. O local está aberto diariamente e conta com tartarugas encontradas nos mares brasileiros, além de um museu contando a história do projeto e uma loja de souvenires, além de visitas guiadas.
4) Centro de Florianópolis
É no Centro de Florianópolis que está uma série de lugares para aproveitar sempre que possível. Veja só:
- Praça XV, onde está localizada a famosa figueira de 1871;
- Catedral Metropolitana;
- Palácio Cruz e Souza, que já foi sede do governo estadual e hoje concentra o Museu Histórico de Santa Catarina;
- Casa da Alfândega, construção de 1875 repleta de lojas de artesanato;
- Mercado Público, com bares, restaurantes e peixarias.
- Ponte Hercílio Luz, reaberta no fim de 2019 e que, agora, permite a passagem de pedestres, ônibus do transporte coletivo, automóveis oficiais e táxis.
5) Beira-Mar Norte
Para fechar a lista de principais sugestões sobre o que fazer em Florianópolis o ano todo, está a Avenida Beira-Mar Norte. No local há ciclovia de ponta a ponta, um calçadão para caminhada, quadras de vôlei de areia e academia ao ar livre.
Diariamente é possível se deparar com pessoas andando de patins, bicicleta, correndo ou, simplesmente, desfrutando da vista. Geralmente aos domingos também é possível conferir uma feira de artesanato na Beira-Mar.
Pensando em todos esses atrativos, a Beco Castelo projetou um condomínio com fácil acesso à maioria desses pontos. O Vitale Residence está localizado na rua Presidente Coutinho, no Centro de Florianópolis. Ele fica a poucas quadras do Centro bem próximo à Beira-Mar Norte, uma excelente opção para quem busca mais qualidade de vida, praticidade e atividades em família.