Conhecida pela natureza exuberante, Florianópolis se destaca, também, pela qualidade de vida oferecida aos seus moradores. Conheça alguns números da cidade!
Não é de hoje que Florianópolis é conhecida por suas praias e belezas naturais. Tanto que esses atributos foram os responsáveis por tornar a cidade a Capital Turística do Mercosul. Para se ter uma ideia, na temporada 2023-2024, eram esperados 2,5 milhões de visitantes. Ainda não existe um número oficial divulgado, mas os bons resultados no comércio e hotelaria indicam que a previsão foi concretizada ― se não superada!
Contudo, a vida em Florianópolis não se resume aos meses de verão. Os constantes investimentos em infraestrutura a tornaram uma cidade diferenciada, cujos dados em relação à qualidade de vida se destacam não apenas entre as capitais. Continue a leitura e descubra alguns índices impressionantes, que colocam a capital catarinense no topo do ranking quando o assunto é viver bem!
Florianópolis em números: os indicadores impressionantes da capital com melhor qualidade de vida no país
Primeiramente, um dos dados mais significativos ao falar de Florianópolis, como não poderia deixar de ser, é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP), apontou a faixa do IDH da cidade como “muito alta” e a maior entre as capitais. Isso se deve à pontuação 0,847, obtida após a avaliação de diversos índices e indicadores sociais, econômicos, políticos e ambientais.
Segurança, saúde e capital humano
Com pouco mais de 500 mil habitantes divididos entre a ilha e a porção continental, é a capital mais segura do país e a quarta no ranking daquelas que têm entre 500 mil e 1 milhão de pessoas. Quem mostra isso é o levantamento realizado de 2023 pelo guia imobiliário MySide, que cruzou dados do Ministério da Saúde, do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).
Entretanto, não é somente esse indicador o responsável por colocar Florianópolis no topo do Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Além de segurança, a saúde e o capital humano também foram quesitos analisados no estudo realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. Em 2020, a cidade ocupava o quarto lugar na lista, evidenciando os resultados dos investimentos feitos nos últimos anos. Além disso, o levantamento destacou o abastecimento de água e coleta de resíduos domésticos, que tiveram nota máxima.
Em relação à saúde, a rede municipal oferece aos moradores 49 Unidades de Atenção Primária à saúde, 4 Policlínicas multiespecializadas, 46 Serviços de apoio, diagnóstico e terapêutico contratualizados, entre diversas comodidades. Esses e outros números são os responsáveis por fazer de Florianópolis a capital que proporciona a melhor qualidade de vida para os seus moradores!
Da colônia açoriana à “Ilha do Silício”: os investimentos que fizeram de Florianópolis o maior polo tecnológico do Brasil
Há alguns anos, Florianópolis visa ser reconhecida por mais que apenas suas belezas naturais. Assim, recebeu vários investimentos de players privados do setor público. Especialmente na década de 1980, no setor de tecnologia. E os resultados dessa iniciativa são expressivos: são quase 6 mil empresas da área que, atualmente, somam um faturamento de R$ 10 bilhões por ano, representando 15% do PIB da cidade. Sendo mais de 32 mil profissionais empregados, com uma média de renda mensal de R$ 4 mil, de acordo com estimativas.
Tudo isso fez com que a capital catarinense ocupasse o primeiro lugar em densidade de empresas de tecnologia (7,4 a cada mil habitantes). O relatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Tech Report, mostra que Florianópolis está à frente de capitais importantes, como São Paulo (7,0 a cada mil habitantes), e Curitiba (taxa 6,1).
Cultura, natureza e gastronomia: os encantos da Ilha da Magia
É impossível falar em Florianópolis sem mencionar as belezas naturais. Do sul ao norte da ilha, há programas para todos os gostos. Das águas mornas e calmas da Lagoinha do Norte, passando pela badalada Lagoa da Conceição até o charme de bairros tradicionais, como o Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Centro Histórico, opções não faltam para desfrutar a cidade.
As trilhas, igualmente, são bastante procuradas por turistas e nativos. A da Lagoinha do Leste é conhecida por seus desafios e visual incomparável. A da Costa da Lagoa, por seu percurso mais curto, e a grande surpresa ao fim do caminho: uma pacata vila de pescadores, perfeita para se deliciar com a gastronomia local e curtir um passeio de barco na volta para a casa ― muitos estabelecimentos oferecem o translado gratuitamente.
Um dos pontos mais interessantes da cidade é, sem dúvidas, o trabalho feito para a preservação da cultura local. Um bom exemplo é a Festa do Divino Espírito Santo. Ela é herança da cultura açoriana, que foi introduzida por volta de 1748 e ainda movimenta a cidade. A celebração, inclusive, recebeu o “Título de Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial” no Estado de Santa Catarina pelo seu valor histórico e ancestral. Outra tradição portuguesa que perdura até hoje é o Boi de Mamão, que ostenta o título de dança folclórica mais cultivada da grande Florianópolis.
Conheça as melhores oportunidades do mercado imobiliário de Florianópolis
Ainda que Florianópolis carregue muito de suas raízes açorianas na arquitetura, a modernidade já se faz presente nos locais mais valorizados da cidade. Esse equilíbrio entre a tradição e o futuro, certamente, são fatores que representam ótimas oportunidades de investimento na Ilha da Magia. Especialmente quando o assunto são os imóveis de alto padrão. No Centro da cidade, o Vitale Residence se destaca pelo projeto detalhado, que alia tecnologia e proximidade à natureza. Com apartamentos de 2 e 3 dormitórios, o empreendimento da Beco Castelo fica a poucos minutos da Beira Mar Norte, um dos endereços mais cobiçados da cidade.
Na parte continental, o Santorim Residence é outro grande nome no portfólio da construtora. O empreendimento fica no bairro Estreito, um dos mais valorizados da região por conta dos investimentos massivos que têm sido feitos desde a entrega da Beira Mar Continental. Com apenas 27 unidades, todos os apartamentos do residencial contam com 3 suítes e atenção a todos os detalhes para oferecer o máximo de estilo e qualidade de vida. Tudo isso a poucos minutos do Centro da cidade e de um dos maiores cartões-postais de Santa Catarina: a Ponte Hercílio Luz.
Como você viu ao longo deste artigo, Florianópolis é uma excelente opção para quem quer morar ― ou investir ― bem. E aí, pronto para ter a qualidade de vida que sempre sonhou na melhor capital do Brasil? Fale com um de nossos consultores e veja como podemos ajudá-lo a dar esse passo.