Parece que seu navegador está desatualizado.

Para a sua comodidade e segurança é importante manter seu navegador sempre atualizado com as versões mais recentes. Selecione abaixo o navegador que você utiliza para atualizá-lo agora mesmo e visualizar o conteúdo deste site corretamente:

IE FIREFOX CHROME OPERA SAFARI
Acesso Cliente

Blog

Dicas | Decoração

Decoração: como criar um espaço zen no seu apartamento


Ao longo da vida somos constantemente orientados sobre a importância de conciliar adequadamente trabalho e lazer. Descobrir um hobby que propicie bem-estar está entre as indicações. Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine) evidencia o quanto isso é importante. Segundo a pesquisa, as atividades prazerosas de lazer impactam positivamente tanto nas questões físicas quanto psicológicas, fazendo com que o corpo e a mente funcionem melhor.


Criar um espaço zen dentro do próprio apartamento é uma das formas mais estratégicas para que as atividades de lazer e relaxamento façam parte da rotina naturalmente. Se você ainda não tem esse espaço, basta colocar em prática algumas ações que darão vida um lugar ideal para meditar, praticar yoga, ler, tirar uma soneca, fazer artesanato, ouvir música ou qualquer outra outra ação revigorante, funcionando como uma espécie de refúgio.


Primeiramente, é preciso escolher um cômodo livre de interrupções. Pode ser um quarto de hóspedes, escritório ou até mesmo um grande closet. Definido o lugar, passe a organizar cada um dos itens listados abaixo.


COR

Preste atenção no tom que integra as paredes do cômodo e avalie se é preciso fazer alguma modificação. As cores suaves encontradas na natureza são as mais relaxantes. Por isso, escolha uma paleta de tons suaves, entre as boas opções estão: verde e azul claro, cinzas mornos, amarelo aquecido e tons médios de rosa.


AROMA

Os aromas evocam fortes reações emocionais e contribuem para modificar o humor. Dê ao espaço uma fragrância agradável com difusores de óleo perfumado, incensos ou purificadores de ar. Lavanda, rosa e baunilha são aromas especialmente relaxantes.


ORGANIZAÇÃO

É difícil relaxar em um espaço sujo e bagunçado. Limpe o local periodicamente e invista em caixas organizadoras para guardar suprimentos de artesanato, roupas, jogos ou qualquer coisa que não precise estar à mostra na sala. Preze pelo estilo minimalista e tenha nesse espaço somente móveis e acessórios que você goste muito.


ELETRÔNICOS

Os eletrônicos nos cercam todos os dias, mas eles costumam ser mais estimulantes e perturbadores do que relaxantes. Por isso, faça com que seu espaço zen seja uma zona livre de eletrônicos. Isso inclui itens como televisão, smartphone, videogame e notebook. Esse cuidado vai contribuir para que você consiga tirar um tempo para relaxar em meio aos seus próprios pensamentos.


PLANTAS

As plantas trazem vida para os ambientes e ajudam a purificar o ar. Escolha dois ou três vasos de plantas para decorar o seu espaço zen. Entre as espécies ideias para cultivar em apartamento estão: Espada de São Jorge, Violeta, Cacto e Imbé.


VELAS

Durante as atividades de relaxamento, acenda velas. Elas ajudam a dar um toque especial a mais ao momento de tranquilidade. Escolha velas com aromas da natureza, como lavanda, rosa e baunilha.


ACESSÓRIOS

Tenha uma manta de lã aconchegante, escolha um tapete macio para colocar chão, mantenha alguns travesseiros por perto e, se possível, providencie um sofá confortável e reclinável ou, então, uma cadeira estofada. Cada um desses itens contribui muito para dar a sensação de relaxamento e bem-estar.



Percebeu como é possível criar facilmente um espaço zen? Use essas ideias como incentivo para dar vida ao seu espaço e entrar em sintonia com o que você gosta. Depois de tudo montado, quando se sentir estressado e com pouca energia, procure o seu lugar especial para recarregar.


Se você gostou dessas dicas, aproveite para seguir a Beco Castelo no Facebook e Instagram. Publicamos periodicamente dicas e informações para inspirar mudanças positivas na sua casa, apartamento e escritório. 

Publicada em Agosto de 2020
Informe seus dados abaixo e entraremos em contato com você por telefone, das 9h às 20h. Caso esteja fora deste horário de atendimento, deixe sua mensagem através do formulário de contato, que retornaremos o mais breve possível.